Nesta postagem vamos explicar como o Isolamento Térmico pode contribuir para a Segurança, Conforto e Saúde aos operadores de máquinas e equipamentos.
A Isolação Térmica é amplamente utilizada na indústria para a Conservação de Energia, e na manutenção dos processos de produção, mantendo a temperatura de operação necessária para a produção, reduzindo custos e melhorando a produtividade. Além disso, reduz o impacto no meio ambiente com a redução no consumo de combustíveis e energia.
Mais ainda, a Isolação Térmica se tornou uma grande aliada no conforto e segurança nas indústrias, se tornou necessária para a proteção dos equipamentos e tubulações.
O que diz a NR12:
Esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras – NR aprovadas pela Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978, nas normas técnicas oficiais e, na ausência ou omissão destas, nas normas internacionais aplicáveis.
Diz ainda sobre os riscos adicionais:
12.106 Para fins de aplicação desta Norma, devem ser considerados os seguintes riscos adicionais:
a) substâncias perigosas quaisquer, sejam agentes biológicos ou agentes químicos em estado sólido, líquido ou gasoso, que apresentem riscos à saúde ou integridade física dos trabalhadores por meio de inalação, ingestão ou contato com a pele, olhos ou mucosas;
b) radiações ionizantes geradas pelas máquinas e equipamentos ou provenientes de substâncias radiativas por eles utilizadas, processadas ou produzidas;
c) radiações não ionizantes com potencial de causar danos à saúde ou integridade física dos trabalhadores;
d) vibrações;
e) ruído;
f) calor;
g) combustíveis, inflamáveis, explosivos e substâncias que reagem perigosamente; e
h) superfícies aquecidas acessíveis que apresentem risco de queimaduras causadas pelo contato com a pele.